Passeando pelo Jardim de Soraya

Que dia lindo! Sinto que teremos uma ótima colheita hoje.

Sei que meu jardim é bem inusitado, como você pode ver aqui, na Casa Alquimica RES, mas tenho certeza que no final dessa visita, você vai querer uma mudinha pra levar.

Acabei de fazer esse chá, aceita?

 

 Chá bons sonhos  

O chá bons sonhos faz parte do nosso Rito da Noite. A preparação para dormir é tão importante quando a preparação para sair. Então, vista-se dos melhores ingredientes e tenha um lindo sonho.

Tipo: Rito da noite
Cozinha: Fitoquímica
Prep: 
Cook: 
 Ingredientes
  • 1 colher de chá de camomila (matricaria recutita)
  • 1 colher de chá de erva doce (funcho – foeniculum vulgare)
  • 1 colher de chá de erva cidreira (melissa officinalis)
  • 20 gotas de própolis alcoólico (sem glúten)
  • 300 ml de água
Instruções
  1. Ferva água, coloque as ervas e deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos, apague o fogo e abafe por mais 5 minutos. Adicione o própolis e tome cerca de 20 minutos antes de deitar ainda quentinho.

Qual é  minha alquimia?

Aproveita, senta um pouco, que enquanto você anota a receita, eu te conto como foi minha jornada até chegar aqui.

Sempre fui uma criança gordinha. Minha mãe conta, que enquanto eu comia, ficava sacudindo as pernas e, antes mesmo de terminar o que estava comendo, já ficava de olho em outro prato.

Depois dos 18 anos, quando ainda estava na dúvida se fazia faculdade de educação física ou nutrição, por causa do meu peso e para entender porque tinha tanta ansiedade para comer, consegui emagrecer radicalmente.

Acabei decidindo pela Nutrição e fiz mestrado em Saúde Coletiva, ambos pela UFF (Universidade Federal Fluminense), aqui em Niterói.

Investi nas áreas de Nutrição enteral e parental, autismo e cuidado com idosos. Esse conhecimento me levou a coordenação de projetos especiais do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro (CPRJ). Onde também ministro oficinas culinárias para os pacientes do hospital.

É surpreendente a melhora alcançada pelos pacientes, em termos de autonomia e sociabilidade que a manipulação dos alimentos conseguiu despertar.

Dessas aulas, surgiu a oportunidade de lançar um livro: Comer, beber e se tratar : cozinhar como forma de amar a si e aos outros com  receitas saudáveis, que são ensinadas nas aulas. Todas elas com o custo máximo de R$10,00. Pois essa é verba disponível para cada oficina, que receba até 30 pessoas por dia.

Isso mesmo! Por isso, toda a renda obtida com a venda dos livros é revertida para o projeto.

Vendo como os pacientes evoluíram não só em termos nutricionais mas também sociais, decidi ir além do que é ensinado na faculdade e me aprofundei em estudos, técnicas e estratégias que trabalhassem não só as doenças, mas também a pessoa como ser individual e único.

Nos meus atendimentos particulares, aplico o Body Talk System, uma terapia integrativa e energética, que me auxilia, na descoberta do melhor caminho para atuar em cada paciente, tornando o tratamento nutricional mais efetivo e personalizado.

Depois que descobri as alergias alimentares de Samantha e como ela é reativa à produtos químicos e de estética, resolvi voltar minhas pesquisas para o estudo dos fitoquímicos e, temos conseguido resultados impressionantes com a junção dessas 3 técnicas: Nutrição, Body Talk e Fitoterapia. Essa é a minha alquimia.

Recebi e apliquei sessões de Body Talk durante toda a minha gravidez. Davi, hoje com 1 ano e 5 meses, nunca ficou doente. O máximo que chegou de um desequilíbrio, foi o nariz escorrendo por 3 dias e um pouco de febre por causa do nascimento dos dentinhos.

Aqui no blog, criei os eBooks sobre alergias e intolerâncias ao glúten, leite, ovos e lactose, 4 mudas de conhecimento que você pode baixar gratuitamente.

Em breve, vou postar conteúdo sobre introdução alimentar em bebês, alimentação antes e durante a gestação, alimentação anti inflamatória para alérgicos (como o chá que postei acima), autismo e o uso de plantas para auxiliar no tratamento de doenças, que são minhas áreas de adoração,ok?

Pode contar com o meu lindo jardim de conhecimento para te auxiliar na sua jornada!

E não esqueça a sua mudinha. Todas elas vão estar reunidas aqui no nosso jardim. Volte sempre que precisar colher mais mudas de conhecimento no meu jardim.

Forte Abraço,

Soraya Chagas