A CASA RES DE PORTAS ABERTAS

Sabe quando você reencontra uma amiga, que não via há anos, e se assusta ao constatar sua melhora radical? A primeira e, inevitável pergunta que vem a sua mente é: mas, o que será que ela fez?

Pois bem, esta é a missão da Casa Alquímica RES. Através de conversas leves e divertidas, mostrar nossa jornada de transformação, que começou há 4 anos, depois que eu, Samantha,  perdi a movimentação das pernas por 3 anos, até descobrir que tinha alergias alimentares e fibromialgia.

E principalmente, as alquimias que aprendemos a fazer, para equilibrar o lado físico,  financeiro e emocional desta nova vida.

Você vai conhecer agora, se quiser, é claro, as 4 partes mais importantes da nossa Casa (blog): Jardim, Sala, Cozinha e Laboratório. 

Nossa visita vai começar pelo Nigredo, nosso Jardim da Saúde.

Seja bem vinda à Casa Alquímica RES!

1° Nigredo – O Jardim da Saúde

Não se espante, nosso jardim é todo comestível mesmo. Temos ervas medicinais, legumes, frutas, verduras, algas, fungos e PANC – (plantas alimentícias não convencionais)

E você vai aprender a usar cada um deles com a nossa Nutri Soraya Chagas. Ela criou e cuida desse jardim com todo o seu conhecimento em nutrição, fitoquímica e terapias integrativas como o bodytalk. Daqui saem as matérias-primas para nossas receitas.

Vamos entrar, não fique tão impressionada, logo tudo vai  parecer natural novamente para você.

Soraya tem a missão de mostrar como mudanças simples na rotina, como o uso de chás e alimentos não convencionais, trazem grandes benefícios para quem tem doenças autoimunes, como as alergias alimentares e a fibromialgia e outras doenças que causam inflamação, como obesidade, diabetes e autismo, por exemplo.

Ou para quem busca uma vida saudável de forma eficiente.

Esses dias mesmo, fizemos um refogado das folhas dessa amoreira aí de cima. Usamos as folhas bem novinhas, pois são mais macias.

Refogado de Folha de Amoreira

 

Cerca de 20 folhas baby de amoreira

2 dentes de alho

1 colher de sopa de manteiga ghee (ou óleo de coco)

sal ( himalaia ou marinho de preferencia)

Corte as folhas bem finas. E com animação :), doure o alho com a ghee na frigideira e jogue as folhas.  Refogue até murcharem. Mas só as folhas, viu?

Fica igualzinho a couve. Se você não achar folhas muito novas, será necessário dar uma pré cozida, pois as folhas são mais firmes do que as de couve.

Elas são riquíssimas em antocianinas com atividade antioxidante e flavonoides. Traduzindo…paradinhas maneiras que o nosso corpitcho precisa para combater as inflamações.  Ouvi um salve aos anti-inflamatórios?!

E para saber se as angustias que você sente podem ser alergias alimentares. Soraya produziu 4 eBooks que você pode baixar gratuitamente aqui: sobre o glúten, o leite, a  lactose e o ovo.

Vamos seguir a visitação para o Albedo?

Má, pera lá! Você não vai explicar o que é esse tal de Nigredo? Claro, aqui reunimos todo o conteúdo colhido no Jardim para você se cuidar e alimentar sua curiosidade. Visite! 

2° Albedo – A Sala do Bem Estar

Quando a caminhada fica difícil, nada melhor do que  o suporte de um ombro amigo ou sensação calma e aconchegante de um colinho quente dizendo: tá tudo bem!

São tantos: isso não pode, isso é proibido, isso faz mal! É tanta gente falando tanta coisa diferente, que você não sabe mais identificar o que é comida e o que é veneno, chega a dar medo de comer.

Mas ao entrar no Albedo, nossa sala, você vai se conectar com as Luas (blogs parceiros), que vão te trazer orientações diretas e claras sobre como superar desafios e conquistar uma rotina saudável.

Conversar com essas mentes brilhantes, que sabem mais que nós, mostra outra perspectiva sobre a vida, que sozinhos não enxergaríamos. E isso é mágico.

Tudo que acontece aqui é registrado e guardado numa enorme biblioteca (será aberta em breve). Quando tiver vontade ou necessidade, volte  e se inspire nestas maravilhosas e acolhedoras fontes de conhecimento e motivação.

Sei que tudo é muito diferente, mas aqui, você vai compreender como tudo isso funciona na prática.

Depois de um largo corredor, está guardado o grande coração da casa, a Citrinita, nossa Cozinha. Vamos até lá? É só seguir o cheirinho.

3° Citrinita – A Cozinha

Ela tem cores, cheiros, sabores e muitas descobertas sendo compartilhadas. Esse é o propósito da nossa cozinha. Sem medo de errar, vamos evoluindo e inovando nas receitas, nos tornando fortes colaboradoras para a comunidade, com produtos verdadeiramente saudáveis.

A restrição se tornou combustível para descobrir combinações cada vez mais saudáveis, sem perder o foco no sabor e sem torcer o nariz para ingredientes inusitados, como o doce de leite de grão de bico, para rechear bolos.

A Citrinita guarda nosso “Secretum Secretorum” (“Segredo dos Segredos”): receitas sem glúten, sem leite ( e sem lactose), sem soja, sem corantes, conservantes e aromatizantes artificiais e a partir de 2017, todas sem ovo.

Elas seguem os princípios da alimentação low carb (baixo carboidrato), high protein(alta proteína) e high fat (alta gordura), que acreditamos ser hoje, a mais anti-inflamatória. Nosso foco principal.

Não temos qualquer problema com ovo. Usamos diariamente, em grandes quantidade, porém, sensibilizada pelos inúmeros pedidos, tanto de alérgicos e ou veganos, aqui no blog, firmei um acordo de não divulgar receitas com ovo ou mostrar a substituição.

Se você não está nas duas categorias acima, não precisa se preocupar em consumir ovo, são maravilhosos e super bem vindos, ok?

Opa! Pode deixando esse pãozinho de ervas de lado, que ainda tem muita coisa para te mostrar na nossa casa, vamos para o Rubedo.

Aqui você pode sentar e experimentar todas as nossas receitas.

 

4° Rubedo – O laboratório

 

Moldo: o corpo, o mindset (mentalidade), o profissional e social, tudo, a partir das minhas escolhas alimentares. Olhar para um brigadeiro de festa, e decidir, sem sofrimento, apenas por escolha consciente, não comer, pode parecer uma coisa boba, mas foi sentido como uma conquista imensa.

Pela primeira vez, reconhecia que minha força interior, agia para me ajudar e sustentar meus objetivos. Vi que podia contar comigo. A voz interna que sempre me agredia, agora me parabenizava pela conquista. Só aí tive consciência do meu poder de transformação, e a alimentação se tornou meu caminho de auto-conhecimento.

Com esse proposito  construímos o Rubedo, o 4° estágio de transformação.

Subindo as escadas você acessa o último cômodo da casa – o laboratório de cursos, feito delicadamente para orientar seu processo de reconexão e auto conhecimento, através de cursos de alimentação saudável.

Seja bem recebida, a porta do laboratório está sempre aberta para você. Entre aqui!

A Casa Alquímica

 

E você deve estar se perguntando: “porque chamamos o blog de A Casa Alquímica?

A alquimia passeia por múltiplas áreas: Química, Antropologia, Astrologia, Filosofia, Metalurgia e Matemática.  A pratica é tão rica, que nos seduziu a usar seus fundamentos para conduzir nosso proposito.

Eles buscam a transmutação dos metais inferiores ao ouro. Metáfora que transmite a real intensão do blog. A transformação integral do ser.

E o Elixir da Longa Vida, vindo da Pedra Filosofal, uma substância mística, utilizada na pratica alquímica para fazer as transformações.

Como acreditamos que a alimentação de verdade é o verdadeiro Elixir da Longa Vida, usaremos de forma lúdica, a inspiração alquímica, para nossas criações.

O Receitas e Saúde, é a Pedra Filosofal, onde realizamos nossas alquimias culinárias. O blog foi criado para divulgar nossas conquistas e ajudar você a obtê-las também.

Aqui você encontra:

  • Alimentação saudável e livre de glúten,  leite,  soja, ovo e corantes artificiais;
  • Low carb, high protein, high fat
  • Receitas gostosas, que dão certo, poucos ingredientes e com fotos reais;
  • Identificação, tratamento e informações sobre alergias alimentares;
  • Oportunidade de abrir seu negócios em casa com produtos saudáveis e nutritivos;

Nós, somos eu, Samantha Chagas, a alérgica e Soraya Chagas, minha irmã, a Nutri  da casa/blog

O objetivo dessa casa é ser um porto seguro para todos.  Tanto para quem não quer mais alimentar sua doença, mas também para todos que acreditam na alimentação saudável como meio de transformação para um mundo melhor!

Tornando o dia a dia de todos mais gostoso, prático, consciente e divertido. Pois nossas vidas merecem ser celebradas.

Saúde e Sucesso!