Bolo de Banana Caramelizada para Acabar com o Mal Humor, Criar um Lanche Feliz e Comer Lambendo o Dedos

“É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos” William Shakespeare

Dificuldades em encontrar uma receita prática e simples por causa do grande número de restrições?

Então, que tal um bolo de banana caramelizada? É de lamber os dedos (Garantido!)

Mas e as restrições? Será que essa eu vou poder?

A minha receita de bolinho de banana é vegano (sem leite / sem lactose, sem ovos e pode ser sem mel), sem glúten, sem soja e sem açúcar refinado e o melhor de tudo, só bater no liquidificador e colocar no forno!

E não para por aí! Além da receita, nesse artigo você vai encontrar:

  • 8 Regras de Ouro para o Bolo Perfeito;
  • 5 Surpreendentes Benefícios da Banana que vão impactar sua saúde;
  • 4 Curiosidades Malucas sobre a Banana que Você Provavelmente não Sabe;
  • 6 Usos Incomuns da Casca da Banana;

O Bolo que Causou a Revolta das Crianças!

Bolo-de-banana-vegano-sem-glúten

“A gente vai há um monte de festas e não podemos comer nada. A única festa que a gente pode comer a gente não pode ir…”

Já deu para sentir o tom dramático dessa conversa, não é mesmo?

Dizem que depois da tempestade sempre vem a bonança. Mas para os gêmeos, Igor e Lucas, veio misto de revolta e frustração.

Antes de contar tudo que aconteceu, já vou adiantando que a solução está na receita que você vai aprender no vídeo abaixo.

Esse é um bolo de banana de liquidificador (ou processador no nosso caso). É feito como nos velhos tempos, onde nem batedeira existia!! E pode ser feito sem liquidificador também, igualzinho como minha bisa, que a gente chamava de vovó Ina, fazia!

Ela simplesmente pegada tudo, misturava com uma colher, colocava no forno e saia perfeito! Nunca solava, estava sempre no ponto certo de açúcar e com textura fofa, coisas de vó, não é mesmo?

Eu criei essa receita para o aniversário da minha irmã Soraya, a Nutri do Receitas e Saúde. Ela faz aniversário no dia 29 de fevereiro, então, não poderíamos deixar passar em branco. E como os gêmeos viriam a festa, nós fizemos as comidinhas sem ovo.

O dela, que foi a 1° versão, fiz no sabor cappuccino crocante. Ficou incrível, nunca comi um bolo tão surpreendente. Tirei a foto com o celular mesmo.bolo-de-banana-caramelizadaSó que no dia da festa caiu maior temporal e alagou tudo. Ficamos ilhadas e as crianças presas no engarrafamento. E para nossa surpresa eles ficaram muuuuito chateados!

Eles não conseguiam entender porque a única festa que eles poderiam comer de tudo eles não poderiam ir. Nem o diluvio que caia lá fora foi suficiente para conter a revolta deles.

Imagina isso…

E não parou por aí. A mãe deles nos contou que eles ficaram até o dia seguinte reclamando:” por que a gente se arrumou todo se a gente não vai a festa nenhuma? Pra que essa roupa nova…

Muito fofos, né!?

Bom, depois de toda essa revolta e vontade de vir a festa, eu tive que refazer pelo menos o bolo. Eles merecem, não é mesmo?

Dessa vez resolvi testar na versão bolo de banana caramelizada, porque eles amam banana. E eles não estão sozinhos nessa. A banana é a fruta mais amada no mundo. E eu endosso esses dados. Coloquei outras curiosidades como essa no final do artigo.

Essa é uma das receitas que a gente pode chamar de comfort food. Já falei sobre esse movimento aqui. Venho pensando muito sobre as tradições familiares e minhas lembranças da infância, como: os bolos de Vovó Ina.

Sinto que essa geração de crianças alérgicas não vai ter a possibilidade de vivenciar isso. Por que dificilmente tem uma receita de família com tantas restrições alimentares.

E a resposta dos gêmeos deixou claro para mim, que as minhas receitas podem se transformar nessas memoriais afetivas da infância. E que as tradições familiares poderão ser reconstruídas através de receitas que agreguem novamente pessoas, tardes felizes em família e é claro saúde.

“Comer é um ato político. Quando você escolhe entre uma lasanha congelada e um quilo de tomates, escolhe a quem dá poder.” Paola Carosella.

Eu vejo nessas crianças com alergia, adultos muito mais saudáveis e conscientes sobre o impacto das suas escolhas para sociedade e para o meio ambiente. A gente acha que é só comida, mas é muito mais complexo e importante que isso! É a oportunidade de futuro melhor.

Já que a expectativa de vida dessa geração é menor do que a de seus pais. E hora da mudança, não acha?

Então, vamos a receita!

O Prático e Salvador Bolo de Banana de Liquidificadorbolo-de-banana-caramelizada

Imagine esse bolo de banana caramelizada saindo quentinho do seu forno agora?

É perfeito para o lanche da tarde. Já tô sentindo o cheiro de café fresquinho. Além de ser uma ótima sugestão para a lancheira da criançada. Lucas logo perguntou: posso levar pro colégio?”

A massa é fofinha e você pode colocar bananas na massa também. Seu perfume se espalha pela casa toda. Uma delícia!

Essa receita vai te surpreender pela textura, simplicidade dos ingredientes e facilidade no preparo. E quando eu falei que essa receita era fácil de fazer eu não exagerei. E para provar isso, pedi aos meus anjinhos Igor e Lucas para mostrar a você como fazer.

Veja no vídeo abaixo, o passo a passo de como fazer bolo de banana vegano (sem ovo, sem leite / sem lactose e sem mel), sem soja e sem glúten.

Só um alerta, se prepare para boas risadas.

Gostou da receita? Ela faz parte do nosso caderno de receitas colecionáveis. Baixe a sua versão impressa e crie o seu caderno só com as receitas que mais ama!

Com o lançamento do nosso 1°eBook de Receitas de Bolo no Pote. Recebi muitos pedidos para que eu lançasse receitas sem ovo também.

Então, essa é a nossa segunda receita vegana, sem glúten e sem soja postada no blog. A primeira foi o Brownie proteico de feijão.

8 Regras de Ouro para o Bolo Perfeitobolo de banana caramelizada

Esse mini guia vai te ajudar a entender pequenos detalhes que são fundamentais para seu bolo sair sempre perfeito!

1° Bolo com recheio

Esse bolo é muito macio, então, não dá para fazer um bolo de dois andares.
Se você quiser fazer com recheio, como o da minha irmã, divida a massa em duas formas e asse dois discos de bolo.

2° Dica de ouro para bolo sem ovo.

Misture gel de linhaça fervida. Isso vai deixar o bolo mais firme para cortar.

Ferva ½ xícara de água com uma colher de sopa de linhaça, até ela soltar bem o gel. Depois coe e use o gel ( para bolos de massa branca), ou bata o gel com as sementes no liquidificador ( para bolo escuros).

O bolo da minha irmã eu bati com as sementes, para enriquecer com fibras. Não dá interferência nenhuma no sabor. Nesse de banana, não é necessário as sementes! A menos que você queira enriquecer nutritivamente.

3° Primeiro passo: preaqueça o forno

Não esqueça de preaquecer sempre o forno por uns 10 minutos a 200 graus antes de colocar o bolo.

4° Segure a ansiedade

Não abra o forno nos primeiros 15 minutos. Isso causa variação na temperatura. A massa não está estruturada o suficiente então pode embatumar.

5°Fique ligada na temperatura

Use sempre ingredientes em temperatura ambiente.

6° Choque térmico

Tome cuidado ao tirar o bolo do forno, coloque sobre a grade do fogão, não coloque em cima da pia ou superfície fria. Isso faz o bolo encolher.

7° O grande momento

Na hora de desinformar, para as bananas e a calda não grudarem na forma, você deve desenformar de quente para morno. Se deixar passar tempo demais, coloque a forma na boca da chama do fogão, por alguns segundos. Assim sai perfeito.

8° Conheça seus equipamentos

Quando eu preparei a forma com a calda de caramelo e as bananas, eu não untei, pois eu sei que minha forma não gruda. Caso você não saiba, unte e enfarinhe antes de colocar a calda e as bananas.

5 Surpreendentes Benefícios da Banana que vão impactar sua saúdebolo-de-banana-caramelizada

Muitas pessoas falam: eu não posso viver sem meu pãozinho ou meu queijinho. A banana definitivamente é o meu caso de amor eterno. Como mais de 5 por dia e acho a fruta perfeita.

Saber de todos esses benefícios me trouxe mais recursos para usar no meu dia a dia. O bolo ficou até mais gostoso agora!

1°Bom humor

Banana é a única fruta que contém vitamina B6 e o aminoácido triptofano juntos. Eles ajudam seu corpo a produzir o hormônio do bom humor: serotonina. Mais um motivo para tornar o seu lanche da tarde feliz, principalmente se estiver rolando uma TPM básica!

2° Passe livre para o cálcio

Ela é um frutooligossacarídeo que melhora a habilidade do corpo em absorver cálcio. Por isso é super recomendado consumir juntamente com uma fonte de cálcio como pasta de gergelim, por exemplo.

3° Anemia

Elas são muito conhecidas por combater câimbras por causa do potássio, mas o que poucos sabem é que ela é rica em ferro, ajudando no combate a anemias. Eu nunca fico anêmica! Deve ser por isso…

4° Para atletas do corpo e da mente!

A presença de açúcares como: sacarose, frutose e glicose com as fibras fazem uma combinação perfeita para uma recarga rápida e continua de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dão energia para 1 hora de trabalho pesado. Então, combinar banana com aveia (não indicado para celíacos) é ótimo para quem vai treinar ou estudar.

Além disso suas altas taxas de potássio contribuem efetivamente para a concentração. E para a ressaca também!

5°Antiácido natural

Ajuda a aliviar a queimação estomacal e dor das úlceras. Além de ser ótima para o intestino.

4 curiosidades malucas sobre a banana que você provavelmente não sabebolo-de-banana-caramelizada

1° Radioativas

Bananas são naturalmente radioativas. Isso vem do fato dela conter altas taxas de potássio. Especialmente o potássio- 40. Que é um isotopo radioativo. Isso ajuda a conduzir eletricidade pelo nosso corpo mantendo um bom funcionamento.

2° Risco de extinção

Como a maioria das bananas comercializadas são clones umas das outras. Se uma praga atingir uma espécie, ela pode matar a produção mundial. E estamos vivendo esse risco agora.

Um fungo agressivo chamado TR4 foi encontrado nas plantações da Ásia, Jordânia e Moçambique. Ainda não se sabe o impacto real desse ataque.

Ele pode ser facilmente transportado pelo mundo. O fungo infecta os solos, podendo permanecer na região por até 30 anos.

Já existem pesquisas que identificaram genótipos resistentes à TR4. A Embrapa está monitorando a produção no Brasil. O que nos resta é rezar para que eles consigam combater o fungo.

3° Mil espécies

Existem mais de 1000  espécies de banana no mundo, mas a grande maioria é intragável . A mais popular e consumida no Brasil é a Cavendish. A China é a maior produtora com quase 13 mil toneladas. O Brasil produz cerca de 6 toneladas.

4° A fruta mais amada do mundo

Cem bilhões de bananas são consumidas no mundo por ano. Ela só perde para o trigo, arroz e o milho.

6 usos incomuns da casca da banana

casca-de-banana

Nesse infográfico, você vai aprender como utilizar todo o potencial da banana. São formas inusitadas de combater o desperdício, economizar e diminuir a produção de lixo no planeta.

E se você ficou empolgado para começar a usar a casca da banana, nesse link você vai encontrar outras dicas valiosas.

Nossa, quanto aprendizado, não é mesmo? Então, deixe um comentário abaixo, contando se você vai transformar minha receita de bolo de banana caramelizada na sua nova receita de família?

Com amor,

Samantha

 

3 Comentários

  1. Antomiria Santana

    Olá meninas, o trabalho de vcs é lindo e inspirador. A forma como escrevem e a emoção que transparecem e muito importante, além dos conhecimentos que são consistentes. Grata.

    Responder
    1. receitasesaude

      Oi Antomiria!

      Gratidão pelo reconhecimento do nosso trabalho. Fico realmente muito feliz em poder te inspirar no seu trabalho também! Com carinho, Samantha

    2. Samicha

      Oi Antomiria!

      Eu que agradeço pela sua mensagem e pela colaboração tão afetuosa com o nosso trabalho!! E segue o sonho…. Com amor, Sami!

Essa história fez sentido para você?